Ir para página principal

Caec realiza o 13.º Encontro

Identidade e Missão da Escola Católica: Escola em Pastoral

A Comissão Arquidiocesana das Escolas Católicas (Caec) realizou o 13.º Encontro, no sábado, 18 de novembro, com o tema “Identidade e Missão da Escola Católica: Escola em Pastoral”.  O evento, que contou com a participação de representantes de 22 colégios católicos da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi realizado no auditório do Museu de Ciências Naturais, da PUC Minas.

O coordenador da Caec, padre Márcio Ribeiro de Souza, Diretor-Geral Religioso do Colégio Santa Maria, acolheu os presentes. O professor Doutor em Ciências da Religião da PUC Minas, Paulo Agostinho Nogueira Batista, e o doutorando em Ciências da Religião, Edward Guimarães, apresentaram o primeiro painel, que teve como eixo Jesus Cristo, sua missão e incidência no universo da Educação e o significado de “Escola em Pastoral”.

O professor Edward Guimarães destacou a importância do encontro e sugeriu que as escolas católicas busquem o intercâmbio entre si, para que conheçam as iniciativas pastorais praticadas em cada estabelecimento de ensino. “Praticar atividades pastorais é fundamental, mas toda a comunidade eclesial escolar deve buscar ser uma escola em constante pastoral”, acrescentou.

O professor do Departamento de Filosofia da PUC Minas, Márcio Paiva, refletiu sobre a questão da ética e da violência, ao longo da sua palestra, que tratou da Campanha da Fraternidade 2018, com o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mateus, 23,8).