Ir para página principal

Institucional

A Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas – CAEC é um organismo consultivo de reflexão e de ação pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte junto às Escolas Católicas, à luz dos Documentos da Igreja Católica, da América Latina e do Brasil, e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte. Foi criada no mês de maio de 2008 em uma reunião, com diretores de escolas católicas e coordenadores de Pastoral, convocados pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. 

 
A CAEC está associada ao Vicariato Episcopal Para a Ação Pastoral da Arquidiocese, tendo como bispo referencial, Dom Vicente de Paula Ferreira e coordenador o Padre Márcio Ribeiro de Souza, nomeado em 2017, pelo Arcebispo Dom Walmor.
 
Com o intuito de ser um órgão de interlocução entre as escolas católicas e as orientações pastorais Arquidiocesanas, em conformidade com o Documento de Aparecida, que afirma a eclesialidade das Escolas Católicas, a CAEC pretende estar em sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte. 
 
Torna-se assim articuladora das escolas católicas, dinamizadora da comunhão e da partilha entre os educadores e promotora de ações que contribuam para realização de sua missão evangelizadora.