Momento de escuta e partilha: dirigentes de escolas católicas se reúnem com dom Walmor

Um importante momento de escuta, partilha e definição de novas ações e atividades foi realizado na tarde desta quinta-feira, dia 24 de agosto. O arcebispo dom Walmor se reuniu com dirigentes de escolas que integram a Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas (Caec).

Logo no início do encontro, o professor Eduardo Machado, que integra a Comissão, apresentou as ações realizadas, desde 2009. Dentre elas, momentos de formação, peregrinações, reuniões, grupos de trabalho e publicações. Eduardo também destacou que uma pesquisa realizada pela Caec identificou 62 escolas católicas na Arquidiocese de Belo Horizonte, reunindo cerca de 65 mil alunos.

Após a apresentação das atividades, o arcebispo dom Walmor destacou que a grande presença de escolas católicas em nossa Arquidiocese é uma grande responsabilidade e também uma grande oportunidade de proclamar a Palavra de Deus. “Em Aparecida participei, em 2007, da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho. Nesta oportunidade, redigimos o documento de Aparecida, que diz ‘… que nas instituições católicas a educação na fé seja integral e transversal em todo o currículo, levando em consideração o processo de formação para encontrar a Cristo e para viver como discípulos e missionários e inserindo nela verdadeiros processos de iniciação cristã’. Assim, as escolas católicas são comunidades de grande importância e força, uma autêntica comunidade eclesial”. O Arcebispo ainda destacou que o encontro com dirigentes de escolas católicas é oportunidade para unir esforços e criar ações com efeito positivo para a vida da sociedade.

O Arcebispo abriu a palavra para todos os educadores, para um momento de partilha, quando diversos dirigentes de escolas católicas apresentaram sugestões, questionamentos e propostas. Uma nova reunião será agendada para dar prosseguimento às propostas.

O padre Márcio Ribeiro, coordenador da Caec e diretor religioso do Colégio Santa Maria, destacou as próximas atividades que serão realizadas pela Caec, veja abaixo:

12 de setembro – 10h
 Sede da Anec – Rua Tenente Brito Melo, 1223