Ir para página principal

Casa Comum é tema do 11.º Encontro da Caec

A preocupação com o meio-ambiente e o saneamento básico nortearam os debates realizados  no 11.º Encontro de Escolas Católicas da Arquidiocese de Belo Horizonte, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas (Caec). Com o tema a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, “Casa Comum: nossa responsabilidade”, o encontro, mediado pelo coordenador da Caec, Padre Edecildo Prado, Diretor Geral Religioso do Colégio Santa Maria, foi realizado no auditório do Colégio Loyola, na manhã do dia 14 de novembro de 2015,  e contou com educadores de cerca de 30 colégios católicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 
 
Os participantes tiveram a oportunidade de debater com o geólogo Paulo Rodrigues, que ministrou palestra sobre a crise hídrica do Brasil, além do pedagogo, ambientalista, membro do Movimento Gandarela e assessor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua MG), Wagner Xavier, que falou sobre o saneamento e a justiça ambiental. 
 
O  professor e membro da Caec, Eduardo Machado, que é coordenador de Pastoral do Colégio Imaculada, também abordou o tema, sob o olhar teológico, com atenção especial à  encíclica papal “Laudato Si’. Ainda durante o encontro, foi realizada a apresentação do Coral Infantil Clave de Lua, formado por alunos do Colégio Imaculada Conceição, e alunos do Colégio Padre Eustáquio fizeram a oração inicial.